agricultura familiar, agroecologia, alimentação

Gargalos em empresas de agroecologia

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Gargalos relevantes em empresas de agroecologia quando são “foodtechs”:

– atendimento ao cliente

– relações com produtores rurais

– logísticas de transporte do produtor rural

– expansão em escala e não expansão em rede

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Porque… bom, quando se fala em [agricultura familiar e agroecologia] e quando se fala em [foodtechs e agroecologia] não se está exatamente falando a mesma coisa.

Mesmo que os dois possam falar (ou estar falando) de produtos agroecológicos.

Objetivos diferentes, problemas diferentes, stakeholders diferentes, contextos diferentes, culturas diferentes.

Não haveria problema algum se os dois grupos conversassem de verdade, um ouvindo o outro (mesmo, mesmo, mesmo), mas… não é o que acontece.

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E o cliente… bom, o que caracteriza fortemente as relações dos produtores rurais com seus consumidores é a proximidade de quem produziu com quem come.

Principalmente quando se fala de agroecologia e agricultura familiar.

Um setor de vendas e pós vendas contratado, mas não familiarizado o suficiente com a agroecologia, não consegue reproduzir isso.

E aí… ?

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E a expansão em escala e não expansão em rede?

Bom, expansão em escala visa só aumento de tamanho e lucro (e as complexidades que vem disso), a expansão em rede visa ir criando células que reproduzem a original e que funcionam similarmente como a
original.

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Como fazer?

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Bom, esta é a questão não é?

Que remete ao começo disso, os dois grupos, de produtores e dos foodtechs teriam e tem que conversar, um ouvindo o outro (mesmo, mesmo, mesmo).

Sem paternalismo, sem “salto alto”, sem “mim ser homem branco e vocês são os selvagens”...
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Foto por Maria Thereza do Amaral

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